quarta-feira, 7 de abril de 2010

Vogue : A história da moda


 É provavelmente a revista mais famosa do mundo, a mais vendida, a mais influente e a mais criticada. Ela é conhecida como a bíblia da moda. Deliberadamente elitista, a revista VOGUE, cujo nome, no francês, significa “popular”, representa os ideais do luxo, sendo a referência e o espelho do mundo da moda. Suas capas são disputadas por modelos como se fosse o maior contrato de suas vidas. Estilistas se preocupam com suas críticas, e sabem, que de uma maneira ou de outra, o sucesso de uma coleção passa pelas páginas da aclamada revista.

 A mais aclamada revista de moda da história, a VOGUE, foi lançada no dia 17 de dezembro de 1892 na cidade de Nova York um editor aristocrata chamado Arthur Baldwin Turnure e Harry McVickar, como um pequeno folhetim de moda, com aproximadamente 30 páginas, destinado às mulheres da alta sociedade de Nova York no final do século 19, sendo hoje o título mais prestigiado entre as revistas de moda em todo o mundo. Nesta época poucos vaticinariam tão grande sucesso e uma vida tão longa a uma publicação que tinha como tema a moda, a vida mundana e o design. A popularização da moda aconteceu com o seu lançamento, tendo em seus primeiros números personalidades como Gertrude Vanderbilt Whitney vestindo suas próprias roupas. O primeiro editor-chefe da revista foi Josephine Redding, que ficou no cargo até 1901. A revista se tornou uma publicação quinzenal somente em 1902.
 A história da VOGUE começou a mudar em 1909, quando foi adquirida por Condé Nast, que de um modo visionário, tornou a VOGUE o ponto de partida de um império editorial internacional. A primeira edição sob o comando do novo proprietário foi lançada no dia 24 de junho, e mostrava, entre outras coisas, os vestidos usados pelas mulheres mais ricas dos Estados Unidos. A publicação, além de se tornar mensal, teve seu conteúdo reformulado tornando-a mais atraente, e transformando a moda em “objeto de desejo” e “sonho de consumo” para as mulheres. Condé Nast transformou a VOGUE, até então um pequeno semanário, em uma das revistas de moda mais influentes do século 20. A edição britânica da VOGUE foi lançada em 15 de setembro de 1916, sendo a primeira fora dos estados Unidos. Seguiram-se as edições da França (15 de junho de 1920), Austrália, Espanha e Alemanha (1928).
Na década de 60, sob o comando da editora-chefe Diana Vreeland, a revista começou a ter um apelo mais jovem, focada na revolução sexual da época, focalizando mais em moda contemporânea e editorias que discutiam a sexualidade. Na década seguinte, ao comando de Grace Mirabella, que assumiu o cargo de editora-chefe em 1971, a revista passou a apostar em editorias extensos, adotando um estilo diferente, para atender as mudanças de seu público alvo. Foi nesta década, em 1975, que a VOGUE lançou sua edição brasileira.

0 comentários:

 
Alfinetadas blog © 2008 Template by Exotic Mommie Illustration by Dapina